Artes Visuais

 

Retratos Imaginários
 
h

                          
                                                  Guaches de FlavCast
 


flacast@gmail.com


Clique na imagem para ampliar.



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 

Voltar para Mostra de Artes Visuais


Os Retratos Imaginários de FlavCast

Por Tchello d’Barros *

O poeta, designer gráfico e artista visual multimídia FlavCast (SP) está comemorando vinte e cinco anos de atividades criativas. Desde o advento Internet, o artista não tem realizado mostras físicas, e escolhe agora brindar o espaço de artes visuais do Alma de Poeta com as imagens de uma de suas mais instigantes exposições, a série de guaches sobre papel canson Retratos Imaginários. Em dimensões variáveis, a série foi produzida nos anos oitenta, um período onde a pintura retomou com força no cenário das curadorias e exposições. Agora, nesses tempos de virtualidades e artes digitais, é oportuno conhecermos essa produção, realizada com virtuosismo e técnicas apuradas de ilustração.

Trata-se de uma série de cenas figurativas e estilizadas, onde o motivo central é o ser humano e suas relações, com seus conflitos, idiossincrasias e motivações diversas. Os desenhos apresentam-se num variado repertório de linguagens, apresentando elementos expressionistas, cubistas e ao mesmo tempo pinceladas e manchas cromáticas que aludem ao fauvismo, com suas cores arrojadas, porém diagramadas com harmonia.

São imagens que evocam sensações de tensão, emoções viscerais, sentimentos de introspecção, relações opressivas e questionamentos individuais e coletivos formando um mosaico da atitudes e desafios do ser humano diante do mundo. O componente erótico insinua-se também nas relações entre os personagens, inclusive com a figura feminina com sua nudez sugerida fazendo-se presente em diversos momentos.

Os elementos dessa série, dessa crônica visual das vicissitudes humanas, dialogam com a  produção contemporânea de FlavCast no campo da poesia, quando muitas de suas abordagens figurativas aparecem novamente, com a mesma inquietação e intensidade, porém desta vez numa paleta composta de palavras.

 
* Tchello d’Barros é escritor, artista visual e curador independente.
 


 Curadoria

                                 Tchello d'Barros    


www.tchello.art.br



home    galeria de arte    poetas em destaque    poetas 3x4    poetas imortais    colunistas    cinema    concursos

páginas pessoais     agenda poética     poetas no You Tube      fala poesia     histórico

Clique e entre



Seu site de poesia, arte e algo mais...

www.almadepoeta.com

Alma de Poeta
©Copyright 2000 - 2009
  by Luiz Fernando Prôa